Em Portugal, há diversas operadoras de comunicações que oferecem os seus serviços a milhares de clientes. muitas vezes, só damos importância ao operador quando as coisas não funcionam.
No entanto, o mercado é relativamente pequeno e é habitual ver ofertas relativamente semelhantes no essencial, mas cheias de outras especificidades.
Assim, como devemos escolher uma operadora de comunicações? Devemos optar por uma subscrição em pacote de comunicações ou por uma subscrição por cada serviço? E ainda valerá a pena ter telefone fixo?
A H URB preparou um guia que lhe pode ser extremamente útil nessa demanda.
“Mas isto é tudo igual!”
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) considerou, em finais de 2021, que as operadoras tomavam “um conjunto de opções que objetivamente dificultam a mobilidade dos consumidores” e “praticam preços muito elevados no contexto europeu, investem menos que os seus congéneres e geram um número elevado de reclamações por parte dos consumidores e utilizadores destes serviços”. Com este cenário, muitas vezes, a melhor opção é a mais barata. No entanto, nem sempre essa opção é a melhor, porque pode dar aso a despesas extra que não se estava a prever.
Por isso, é essencial analisar todas as propostas que as principais operadoras (MEO, NOS, NOWO e Vodafone) oferecem ao mercado, seja no site ou nas lojas físicas. E uma primeira conclusão é que as ofertas, à primeira vista, não diferem muito umas das outras: as mensalidades são similares e o tipo de serviço prestado, na sua génese, também é muito parecido. Há, no entanto, muitas nuances a ter em conta.
Regra geral, a contratação de um serviço em pacote de televisão, internet, telefone fixo e telemóvel sai mais barato que a contratação de um serviço individualmente, além de que traz vantagens e alguns serviços que, provavelmente irá utilizar, como as apps de televisão em mobilidade (MEO Go, NOS TV, NOWO TV, Vodafone TV). Algumas operadoras incluem a subscrição de serviços de streaming (como a HBO Max ou a Amazone Prime Video) ou de equipamentos (uma box de televisão extra ou um extensor de rede wifi) sem aumento na mensalidade. A contratação dum serviço em pacote permite também que se adicionem telemóveis para toda a família a condições mais vantajosas, com um plafond de chamadas, mensagens e de dados muito maior que outras soluções, como os telemóveis de carregamentos.
É também muito mais barata a subscrição de um serviço de comunicações com um período de fidelização de 24 meses. Existem opções de subscrição com períodos de fidelização de um ano e seis meses e subscrição sem períodos de fidelização. Apesar de estas opções estarem disponíveis, são pouco divulgadas pelos operadores. Além disso, as empresas podem cobrar taxas de ativação e instalação que podem chegar aos €350 e as mensalidades são mais caras. No entanto, pode rescindir o contrato a qualquer altura e por qualquer motivo.
“‘Tou… Est… a ouvi…-me?”
Se já escolheu a operadora e é a que oferece o serviço que pretende, está na altura de olhar para os aspetos técnicos. Que tipo de serviço a operadora oferece? Fibra, ADSL ou satélite? 5G ou 2G? Estes aspetos são essenciais para definir a qualidade de serviço que vai ter ao longo do seu contrato.
Quando contacta a operadora, ela deverá fazer um estudo de viabilidade para perceber que tipo de serviços fixos vai oferecer na sua morada e, a partir daí, oferecer as melhores propostas. No entanto, quando o assunto é a rede móvel, nem sempre esse estudo pode corresponder ao que, de facto, se passa no local, principalmente em zonas mais rurais. Verifique a cobertura através de ferramentas como o “tem.rede”, da ANACOM e fale com os seus amigos para perceber qual a experiência que têm com a operadora e se vale a pena subscrever o serviço.
Outro aspeto tem que ver com o tipo de tecnologia que vai ser oferecida: é certo que uma grande parte do território está coberta por fibra. Mas ainda há uma parte em que só chega a tecnologia ADSL. Apesar da tecnologia suportar os três tipos de serviços, mediante a localização da habitação, a internet fixa pode ser mais lenta e não ter acesso a serviços de televisão. Neste quadro, poderá ser-lhe oferecido um serviço de televisão por satélite, o que poderá acarretar a subscrição obrigatória de uma box para ter acesso ao serviço, assim como uma lista de canais bem menor do que os clientes de ADSL com televisão ou fibra. Apesar desta limitação, existe a obrigação legal das operadoras oferecerem nestes territórios a velocidade mínima de 1 MBPS, o que permite a navegação em sites básicos e a consulta do email. Caso a velocidade registada na morada seja inferior, existe a possibilidade de rescisão do contrato sem qualquer penalização.
Telefone fixo? Sim, por favor!
Apesar de ser visto como decoração, o telefone fixo mantém-se incluído nos pacotes de comunicações. Muitos subscritores optam por não ter o serviço fixo, pois isso acarreta a compra ou o aluguer do equipamento. No entanto, tenha em mente que estará a pagar por um serviço que lhe traz vantagens associadas, como um plafond de minutos gratuitos para números fixos internacionais dentro de um determinado período horário (o que poderá ser útil caso tenha familiares emigrados) ou chamadas ilimitadas para redes fixas nacionais (números começados por 2 ou por 3). Além disso, ficará sempre contactável em caso de uma falha da rede móvel.
E quanto à televisão?
A lista de canais também difere de operadora para operadora. Olhando para os sites oficiais, com a mesma mensalidade, as operadoras podem incluir entre 90 a 200 canais no pacote subscrito, alguns só são acessíveis com uma box de operador. Neste número, incluem-se canais de rádio, assim como as versões normais e em alta-definição dos canais de televisão. Desta forma, a listagem pode incluir canais repetidos (RTP1 SD e RTP1 HD, por exemplo), o que corresponde a que o número de canais de facto incluídos no pacote seja inferior ao número anunciado. Outro aspeto a ter em conta é se vai subscrever canais premium: os canais SPORT TV, por exemplo, estão disponíveis em três das quatro operadoras, assim como os canais brasileiros Globo News ou PFC, o que pode limitar a sua opção de escolha.
As apps de televisão em mobilidade também podem ter custos acrescidos em alguns operadores. Apesar das apps estarem disponíveis para visualização ilimitada dentro de casa (exceto por satélite, em que o serviço pode ser taxado), há operadores que cobram pela sua utilização fora da habitação. Se necessita de ver televisão fora de casa, verifique essa questão quando subscrever o serviço.
Apesar das dicas que damos neste artigo, recomendamos que analise bem todas as propostas que uma operadora de comunicações lhe proponha. Estes contratos exigem um período de fidelização longo num mercado em constante evolução. Não tenha medo de negociar o contrato e as condições que lhe são apresentadas: é dessa forma que lhe podem apresentar planos mais vantajosos.