Aproxima-se mais uma semana em que muitos de nós nos mantemos em casa para travar o surto de COVID-19. Até a H URB está em serviços mínimos mas sempre contactável.
E se este período não significa “férias”, também significa que o “trabalho”, agora, se acumula com a obrigatoriedade de cuidar da casa e dos filhos. Como conciliar estas duas realidades? O site Idealista e o portal Houzz dão algumas sugestões.
Definir um espaço de trabalho
Escolha o espaço certo para instalar o seu “escritório” e faça saber a todos da casa que, nos próximos tempos, aquele é o seu espaço de trabalho. Convém que seja um espaço prático e confortável, de preferência bem iluminado e com a cadeira certa.
Organização! Organização! Organização!
Se é muito desorganizado(a), esta pode ser uma boa oportunidade para mudar. Manter a organização do seu espaço de trabalho é essencial para se sinta bem quando voltar. Dedique cinco minutos ao fim do dia a organizar as coisas para o dia seguinte.
Definir o horário de trabalho
Muitos profissionais e freelancers em teletrabalho seguem a tendência de trabalhar mais horas que o recomendado. Evite isso a todo o custo: crie um cronograma ou uma rotina e siga-a à risca! Defina bem as suas horas de trabalho, dedicando tempo para a família ou para as refeições.
Pijama, não!
A tentação de trabalhar em pijama é muito forte: além de não estar previsto sair de casa, é algo que alguns podem achar confortável. Evite essa tentação: criar a rotina de “tomar banho, vestir-se e tomar o pequeno-almoço” pode ajudar a tornar o seu trabalho, de alguma forma, mais profissional e cuidado.
Manter o contacto com os outros
A mudança para o regime de teletrabalho apenas altera o local onde trabalha: o mundo continua a girar e é necessário manter-se produtivo e combater o sentimento de isolamento. Dê uso a ferramentas como o Facebook Messenger, WhatsApp ou Skype e fale com outros profissionais e colegas de trabalho. Aproveite e feche aquele negócio com um cliente ou veja o que os concorrentes andam a fazer nas redes sociais. Se precisar de internet no seu telemóvel, as três redes nacionais oferecem 10GB de dados a todos os clientes para utilizar durante este período (consulte as condições nos sites respetivos).
#FiqueEmCasa: por si e por todos!