Proprietários podem estar a pagar IMI a mais

AT não atualiza automaticamente idade das casas, alerta a DECO.
Unsplash/Freerange Stock
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

O valor da construção das casas aumentou, mas algo é certo: alguns proprietários podem estar a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a mais. 

O aviso é da Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) numa informação citada pelo site Idealista. Segundo a associação, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) não atualiza automaticamente a idade das casas e o seu coeficiente de localização que muda a cada três anos. “Todos estes fatores influenciam o cálculo do IMI, mas o Estado limita-se a aumentar o valor das casas de acordo com a inflação”, indica a Deco. 

Em casa está o Valor Patrimonial Tributário (VPT). Os dados, por norma, só são atualizados quando os imóveis mudam de proprietário, seja por aquisição, herança ou outro, sendo que, caso os proprietários pretendam, têm de solicitar a atualização dos dados às Finanças até 31 de dezembro. O pedido é totalmente gratuito. 

A associação sugere que seja feita uma simulação para perceber se, de facto, pode poupar no que paga em IMI. Caso a resposta seja positiva, o pedido pode ser submetido no Portal das Finanças, sendo que deve ser preenchido o modelo 1 do IMI. O pedido pode também ser feito pessoalmente em qualquer repartição das Finanças. 

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Falta de residências universitárias atrai investimento para o Porto

Artigo seguinte

Festa das Cruzes arranca hoje

Há muito mais para ler...