As empresas devem integrar mais espaços inovadores nos seus escritórios para atrair e reter colaboradores, refere um estudo da JLL, divulgado esta quinta-feira.
Os colaboradores procuram cada vez mais ter espaços não-tradicionais dentro da empresa: 47% dos inquiridos referem que estes espaços ajudam a melhorar a concentração ou, para 40% dos inquiridos, permitem recuperar energias.
Zonas de pausa para café ou lounges, espaços de coworking, lavandaria, salas de brainstorm ou espaços de incubação/aceleração de ideias são alguns dos espaços mais valorizados pelos colaboradores inquiridos no estudo.
Mariana Rosa, diretora do Departamento de Office Agency & Corporate Solutions da consultora, refere que “a atração e captação de talento é um dos grandes desafios atualmente e, se antes a manutenção do espaço e a contenção de custos eram os principais drivers da estratégia de ocupação, hoje as empresas modernas estão cada vez mais preocupadas em promover o bem-estar dos seus colaboradores no local de trabalho”, diz.
O estudo refere ainda que apenas 52% dos colaboradores inquiridos diz estar completamente satisfeito com o atual espaço de trabalho e 40% diz estar disponível para trocar “o modelo de ocupação de um gabinete para open space ou de um posto de trabalho fixo para um não atribuído, se tal mudança permitir aceder a espaços mais inovadores.
O estudo “Workplace Powered by Human Experience” envolveu mais de 7 300 colaboradores de 40 empresas em 12 países.