A notícia é do portal CASA SAPO, mais de oitenta mil famílias tem estado a aproveitar os juros baixos para pagar os seus empréstimos.
O mesmo portal afirma mesmo, citando o DN, que mais de 600 mil famílias têm já juros negativos, o que possibilita que os encargos com o crédito habitação têm vindo a descer.
Segundo uma simulação feita pela DECO para a publicação Dinheiro Vivo, os portugueses já pouparam cerca de metade desde 2008. Segundo a mesma simulação, em julho de 2008, a EURIBOR a seis meses estava em 5,088%. “Uma família com um financiamento para a casa de 150 mil euros e um crédito a 30 anos pagava, com um spread de 1%, 907,83 euros ao banco. Oito anos passados e esta mesma família viu a prestação encolher quase tanto como está agora a pagar: vão para o banco, hoje, 471,38 euros, menos 436,45 euros do que em 2008. A queda é de 48% no encargo mensal. Ao fim de um ano, estão a poupar mais de cinco mil euros, agora que a média mensal da taxa a seis meses está em -0,162%”, refere o portal CASA SAPO.
O analista da DECO/Proteste Nuno Rico, referiu ao Dinheiro Vivo que os principais beneficiados são os clientes que têm um contrato antigo. No entanto, “outros instrumentos de retalho”, como as anuidades dos cartões de débito, têm visto os seus preços subir.