Se veio parar a este artigo, de certeza que tem algumas dúvidas relativas à compra de casa. Este processo de compra pode ser complicado devido às diversas questões legais inerentes.
Em todos os processos de compra, os nossos comerciais estão sempre disponíveis para o(a) ajudar. No entanto, há outras questões que também depende de si quando compra uma casa. O portal Zizabi preparou um guia sobre a compra de habitação.
Aqui fica um pequeno resumo:
- Escolher a zona
A escolha da zona onde a sua nova casa se localiza é fulcral. Quando escolhe o local, verifique as acessibilidades, confira o ambiente da vizinhança e se é próxima dos vários serviços como escola, espaços verdes ou, mesmo, comércio. - Procurar a casa
Se já se decidiu qual a zona onde a quer procurar a sua nova casa, passemos ao passo seguinte: procurar o imóvel certo. No entanto, questione-se sobre o que realmente deseja: um apartamento ou uma moradia? Quantos quartos? Se for um apartamento, quero garagem? Se for uma moradia, quero uma moradia individual?
Se está a pensar pedir algum crédito à habitação, verifique junto do seu banco quais as condições que este lhe oferece. Normalmente, pode oferecer condições mais vantajosas. O Zizabi recomenda que “o peso do crédito no seu orçamento não deve ultrapassar os 30 a 45% do seu rendimento”.
Quanto a encontrar a casa ideal para si, é simples: fale connosco e nós faremos tudo para a encontrar. - Contrato
Vai sair de uma casa arrendada? Se sim, comunique ao seu senhorio a sua saída. No entanto, há regras: consulte o seu contrato de arrendamento para verificar qual a antecedência prevista para notificar o proprietário.
Os imóveis que temos em carteira têm a sua situação legalizada. No entanto, caso compre uma casa por via particular, ateste a legalidade do que está a comprar: peça uma cópia dos documentos do imóvel (escritura de aquisição, certidão do registo predial) e verifique se não existem penhoras ou hipotecas. Veja também se a casa não está arrendada.
Após encontramos a casa dos seus sonhos, está na hora de a “reservarmos”, isto é, assinar um contrato de promessa de compra e venda. O comprador e o vendedor assinam este contrato, prometendo que será assinado um contrato definitivo para a compra do imóvel, sendo que o comprador faz o pagamento de um sinal. Caso desista o comprador, perde o sinal dado. Caso o vendedor desista de vender o imóvel, terá de dar o sinal em dobro ao comprador. Se vai pedir um crédito à habitação, está na altura de o fazer. Faça diversas simulações (a grande maioria dos bancos dispõe de simuladores online). Depois de pedido o crédito, o banco avalia e dá uma resposta com a suas condições.
A escritura é o fim do processo onde o comprador passa a ser o dono legal da casa. É feita num cartório Notarial ou numa conservatória do Registo Predial.
Deverá também fazer novos contratos dos vários serviços que precisa (água, luz, gás, telecomunicações) ou transferir os já existentes para o seu nome. Deverá consultar as empresas prestadores dos serviços pois estas têm condições específicas. - Alteração de morada
Não se esqueça de alterar as moradas oficiais associadas, por exemplo, ao seu Cartão do Cidadão, Via Verde, Segurança Social ou, mesmo, no Serviço Nacional de Saúde.
Caso receba correspondência de revistas ou cartões de fidelização, deverá também alterar a morada.
Opte pelo serviço de reexpedição de correspondência dos CTT, garantindo que a correspondência que lhe estava destinada na antiga morada, lhe é entregue na nova morada. Deverá utilizar este serviço, pelo menos, no primeiro mês. - A mudança
Por questões de segurança, mude a fechadura da sua nova casa. Faça a mudança com ajuda de amigos ou familiares ou contrate uma empresa de mudanças para que não tenha de se preocupar com assunto.
Após tudo estar no sítio, celebre a mudança decorando tudo ao seu gosto ou, mesmo, com uma festa de inauguração. Mas tenha cuidado: se é um apartamento, há prédios onde as regras relativas a ruído são muito apertadas. Leio o regulamento que deverá estar disponível junto da empresa que gere o condomínio.
E lembre-se: uma casa completamente nova tem um prazo de cinco anos de garantia, relativamente a defeitos de construção. Informe-se connosco relativamente a todas as condições.
Depois destes passos todos, só tem que gozar da sua nova casa. Não se assuste: a H URB apoia-o(a) em todas as fases. Estamos sempre disponíveis para contacto no nosso site [www.h-urb.com] ou através das redes sociais.